VEJAM O QUE O DESMATAMENTO FAZ…

PROBLEMAS CAUSADOS PELO DESMATAMENTO
Fonte: desconhecida
domingo, 6 de novembro de 2011
Humor Ambiental de Domingo
domingo, 25 de julho de 2010
Novo Código Florestal aumenta pedidos para desmatamento no país
Vários estados estão preocupados com a corrida por autorizações de desmatamento e alguns, como Tocantins e Minas Gerais, notam crescimento da procura. O principal motivo é a possibilidade de mudanças do Código Florestal. No início de julho, uma comissão especial da Câmara aprovou proposta elaborada pelo deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP) para mudar a lei. A votação só deve ocorrer após as eleições.
A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (DEM-TO), havia previsto essa corrida. Isso porque o texto estabelece uma moratória de cinco anos para novos desmatamentos. Hoje é possível desmatar 20% da propriedade na Amazônia e 75% no Cerrado (em estados da Amazônia Legal).O secretário estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais, José Carlos Carvalho, diz que a pasta tem identificado 'uma maior pressão para desmatamento neste ano'. Houve um aumento de cerca de 20% nas autorizações para intervenção na vegetação. Em 2009 foram 1.710 autorizações. E, até 12 de julho de 2010, 1.046.
Para Carvalho, tomando como base o princípio da precaução, deveriam ser suspensas as autorizações para desmate até a lei ambiental ser definida. Denílson Bezerra, diretor de Florestas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), relata um aumento de cerca de 30% na busca por licenças de desmate. Nos seis primeiros meses deste ano foram 232 autorizações para desmate, contra 350 de todo o ano passado. 'O Tocantins tem forte vocação agropecuária. Temo que, com essa moratória, o desmatamento ilegal volte a aumentar', diz. De acordo com ele, o estado tem boa logística e terras baratas, o que atrai os produtores. 'Tem havido um aumento da demanda por desmatamento e estou preocupado com isso.'
O deputado Aldo Rebelo não vê problema no aumento de pedidos para desmatar - já que é um direito do produtor pela lei atual. Assuero Veronez, da CNA, afirma não ter percebido um crescimento da busca por permissões de desmatamento no Acre. Mas também diz se tratar de um direito legítimo do proprietário.
Fonte: Globo_Rural
sábado, 24 de julho de 2010
Desmatamento na Amazônia cai 47% na comparação anual

O acumulado do desmatamento na Amazônia entre agosto de 2009 e maio de 2010 caiu 47 por cento, para 1.564 quilômetros quadrados, em relação ao mesmo período um ano antes, quando o desmatamento atingiu uma área de 2.958 quilômetros quadrados.
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente nesta quinta-feira, os Estados líderes de desmatamento, em monitoramento em maio deste ano, são Mato Grosso (51,9 quilômetros quadrados), Pará (37,2), Rondônia (10,7) e Amazonas (9,8 km).A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, avaliou que a redução é uma tendência que vem se consolidando por diversos fatores, inclusive ações estaduais e fiscalizações que envolvem Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional e Casa Civil.
O bioma da Amazônia tem área total de 4,2 milhões de quilômetros quadrados, o que corresponde a 48,1 por cento do território brasileiro, e abrange os Estados do Pará, Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima e algumas partes do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.
Fonte: O_Globo
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Desmatamento Amazônia (Evolução 2000 à 2005)
Foto animada a qual mostra o processo evolutivo do dano ambiental causado no decorrer de 05 anos (Para ver a animação da foto click na mesma para visualizar). Um descaso referente ao nosso tipo de politica atual, a qual ainda não presa por um desenvolvimento sustentavel e limpo. Sinceramente irá doer no meu coraçao a real situação agora em 2010, o que agrava essa problematica agora e poderá influeciar no aumento disso tudo é a modificação no nosso C.F. como citado em postagens anteriores.
Fonte: Espedito Carvalho
Desmatamento Amazônia 2010
Por Redação da Amazônia.org.br
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou nesta segunda-feira (7) os dados de desmatamento dos meses de março e abril de 2010. Segundo o Sistema Deter, foram desmatados 103,5 km² de florestas na Amazônia durante esse bimestre.
A quantidade registrada foi praticamente igual nos dois meses: 51,79 km² em março, e 51,71 km² abril. Pouco mais da metade da Amazônia (57%) estava coberta por nuvens, e não pode ser monitorada. O desmatamento detectado foi maior do que o dos mesmos meses de 2009, quando o Inpe registrou 17 km² em março e 36 km² em abril. Entretanto, isso não quer dizer, necessariamente, que o desmatamento aumentou, já que naqueles meses a cobertura de nuvens chegou a 88%.
O Estado que apresentou a maior quantidade de florestas desmatadas foi Mato Grosso: foram 76,4 km² nos dois meses. O principal foco foi município de Sinop, com 47 km² de desmatamento. O Inpe detectou apenas 17,7 km² no Pará, Estado que foi o que mais desmatou no ano passado. Isso acontece porque a maior parte do Pará estava coberta por nuvens.
No acumulado do ano do desmatamento – período de agosto de 2009 a abril de 2010 – o Deter apontou 1.475 km2 de desmatamento, o que indica uma redução no desmate de aproximadamente 52%, se compararmos com o mesmo período no ano anterior.
Todos os dados do Deter são públicos e podem ser consultados no site http://www.obt.inpe.br/deter. Veja também o relatório completo, em PDF.
(Envolverde/Amazônia.org.br)