O Ministério do Meio Ambiente pretende fazer concurso para 200 vagas para o cargo de analista ambiental, que exige nível superior e tem salário de aproximadamente R$ 5 mil. Segundo o órgão, a solicitação para a realização da seleção já foi enviada ao Ministério de Planejamento, que ainda não autorizou o concurso.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, se for autorizado pelo Planejamento, a previsão é que o concurso seja realizado até o final de 2010, com a contratação dos aprovados em 2011.
O órgão informou que o último concurso para o cargo aconteceu no segundo semestre de 2007, para 83 vagas, que foram preenchidas em novembro do mesmo ano. Na época os cargos oferecidos foram Analista Ambiental – Área de Concentração I: Administração e Planejamento em Meio Ambiente (43 vagas), Área de Concentração II: Políticas e Gestão em Meio Ambiente (40 vagas). Para ambos os vencimentos eram R$ R$ 3.663,77.
Fonte: Ambiente_Brasil
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Ministério do Meio Ambiente (MMA) quer realizar concurso público para 200 vagas com salários de R$ 5.000,00 ainda em 2010
A História da Água Engarrafada
Depois do sucesso do vídeo A História das Coisas, Annie Leonard produziu um novo vídeo de conscientização ecológica: The Story of Bottled Water, traduzindo a budega veia fica A História da Água Engarrafada.
A proposta com este vídeo de oito minutos, é de estimular o consumo de água da torneira. Seu argumento baseia-se em pesquisas científicas que comprovaram que a água de garrafa muitas vezes tem menor qualidade do que a filtrada; testes de opinião pública mostram a água tratada como de "gosto mais puro" que a mineral; água armazenada em garrafas plásticas podem custar até 2 mil vezes mais que a água de torneira. Annie defende que a água é um bem de todos e não deveria ser comercializada. “O que eles vão vender depois, ar?”, ela se pergunta.
Dentre outros problemas com relação à água engarrafada está o lixo gerado pelo plástico das embalagens, já que 80% destas garrafas não são recicladas e acabam parando em lixões de países subdesenvolvidos. Só nos Estados Unidos mais de 500 milhões de garrafas de água são consumidas toda semana, o que permitiria dar mais de 5 voltas em torno do nosso planeta.
A ativista finaliza o vídeo dizendo que a solução é cobrar de políticos e órgãos públicos mais investimentos de infraestrutura para o tratamento da água e prevenção da poluição de rios e lagos, que segundo ela são poluídos pelas próprias indústrias que fabricam as águas engarrafadas.
Rio Jundiaí irá passar por mutirão de limpeza
A empresa formará equipes de coleta somando cerca de 1000 voluntários nos quatro estados, sendo 150 voluntários em Macaíba e cada grupo munido de sacolas plásticas biodegradáveis, luvas plásticas, camisa, formulário e lápis vai coletar um tipo de material. Ao final da ação, o lixo reciclável será destinado à cooperativa de reciclagem COOCAMAR e os não reciclados são enviados para aterro sanitário municipal.
Em 2009, a iniciativa recolheu mais de 74 toneladas de lixo em todo o país, 2.264 quilos só na área da Norsa. “Durante a mobilização vamos promover a educação ambiental com a comunidade a fim de evitar o descarte do lixo nas margens do rio e das praias que vai desde embalagens até pneus e fraldas descartáveis” afirma Deraldina Ramos, coordenadora de Qualidade e Meio Ambiente da Norsa.
"Na realidade o que o Rio Jundiai está precisando é de dragagem do seu canal. Tem que ser feito um projeto de SGA na comunidade e evitar esses mutirões de limpeza que de nada repercuti no dia a dia da problematica. mais e mais multirões virão se não tiver politicas publicas efetivas que mitiguem a problematica, tem que ser feito um projeto continuo e com seriedade, no meu ponto de experiencia os mutirões de limpeza nada produzem de beneficio a longo prazo na comunidade in loco. É como se fosse uma brincadeira de coleta feita em grupo, tem que ter concientização das comundiades as quais abordam a problematica, e não somente no mutirão que serve somente pra chamar atenção da midia, mais sim um um projeto e trabalho continuo que traga produtos a comunidade, por favor, Não deixemos o marketing ambiental tomar conta de nossas mentes ja poluidas. Ass.:Espedito Carvalho"
terça-feira, 14 de setembro de 2010
A história do Cap and Trade
Annie Leonard, a ambientalista americana, autora dos vídeos circulados pela internet A história das coisas e A história da água engarrafada, agora dá a sua opinião sobre a comercialização das emissões de carbono, também discutida durante a Conferência das Partes sobre o Clima (COP-15), em um novo vídeo: A história do Cap and Trade.
Made in Forest – a 1ª rede social ambiental (e brasileira)

Com o objetivo é viabilizar um mundo mais sustentável o Made in Forest, 1ª rede social ambiental já conecta quase seis mil cadastros de instituições e cidadãos de 28 países do mundo. A melhor parte da história é que a iniciativa foi de dois Brasileiros: Martin Mauro e Fábio Biolcati, ambos ex-executivos da indústria farmacêutica.
Encontre tudo que necessita sobre eco sustentabilidade, ecologia e meio ambiente. Made in Forest foi concebido para oferecer oportunidades às pessoas e pequenas comunidades que habitam as florestas e ambientes naturais de todo o planeta, a obterem dignamente fonte de renda para o sustento de suas famílias a partir do conceito do preservacionismo ou processo de exploração sustentável do meio-ambiente onde vivem. Os produtos e serviços oriundos destes povos e comunidades, bem como das organizações não-governamentais engajados na causa ecológica podem assim, serem promovidos e comercializados em todo o mundo.
Made in Forest foi idealizado para melhorar a qualidade de vida dos animais, plantas, reservas e fontes naturais, sem as quais a vida humana é impraticável. Acreditamos que a raça humana pode gerenciar os recursos naturais de maneira sustentável sem prejuízo do progresso. O manejo inteligente é a chave para as relações desta causa.
Fonte: MadeInForest
A falta de água está cada vez mais próxima! Como você faz para economizar?

A água é um recurso essencial para todos nós, além de sua importância vital ela é também um fator de grande importância para o desenvolvimento econômico, e corresponde a um dos bens mais consumidos pela humanidade. Sua demanda aumenta a cada dia com o crescimento da população, porém, enquanto alguns utilizam o recurso de maneira exagerada, muitos não sabem sequer o que é ter água encanada potável em casa. A escassez de água que era considerada no passado uma hipótese restrita a regiões áridas, já passou a ser realidade na vida de comunidades em todo o mundo.De acordo com dados da ONU, uma a cada seis pessoas não tem acesso à uma quantidade de água potável suficiente para suprir as suas necessidades, o que ocasiona a morte de 1,5 milhões de pessoas a cada ano, e se não mudarmos nossos hábitos de consumo atuais, estima-se que até 2025 dois terços da população do planeta viva em regiões com pouca água.
Como você faz para economizar água? Deixe aqui suas dicas!
Aqui na cidade onde resido a mais de 20 anos, me deparei com uma situação de descaso, onde ao lado da via na avenida Roberto Freire uma das principais vias de acesso a cidade, corria água potável na pista por uns 500m descendo a ladeira, tratava-se de um sistema de irrigação a qual a gestão Municipal de Natal/RN implantou, onde podia-se ver a ignorância do desperdício, onde além de irrigar as plantas beneficiava o sistema viário e o carro dos contribuintes assim como seu bolso e o desperdício de um recurso natural importantíssimo. Até onde vamos?? Pouco tempo atrás nessa mesma Gestão fomos vitimas de um vazamento o qual demorou mais de um mês para ser reparado. até onde vai o descaso??
Fonte:AmbienteBrasil
