Páginas

domingo, 6 de novembro de 2011

Humor Ambiental de Domingo

VEJAM O QUE O DESMATAMENTO FAZ…






















PROBLEMAS CAUSADOS PELO DESMATAMENTO

Fonte: desconhecida

Leia Mais…

Rússia lança foguete com satélites para sistema de navegação

A Rússia lançou nesta sexta-feira (4) com sucesso, após adiamento de um dia por problemas técnicos, um foguete Protón-M com três satélites de navegação Glonass-M, informou a agência espacial russa Roscosmos. Os Glonass-M devem integrar a pequena frota do sistema de navegação russo Glonass, análogo ao GPS americano, que em sua composição definitiva conta com 24 satélites operacionais, oito por cada plano de órbita, além de vários aparatos de reserva. O lançamento foi realizado a partir da base de Baikonur, às 9h42 no horário de Brasília, e “transcorreu sem novidade”, disse um porta-voz da Roscosmos à agência “Interfax”. Ele acrescentou que segundo o plano de voo o bloco acelerador do foguete deve situar os satélites em suas órbitas operativas a cerca de 19 mil quilômetros da Terra, às 16h41 no horário de Brasília. Na quinta-feira, a agência espacial russa teve que adiar o lançamento devido a falha de um comutador das equipes em terra. O lançamento desta sexta-feira é o primeiro de três satélites Glosnass-M depois da perda de outros aparatos dessa série em 5 de dezembro de 2010, quando eles não conseguiram alcançar sua órbita programada e caíram no Oceano Pacífico. De acordo com a comissão investigadora, o acidente aconteceu por um erro na documentação, o bloco acelerador levava um excesso de 1,5 toneladas de combustível. Fonte: AmbienteBrasil

Leia Mais…

Um estilo EcOlógico de CONstruIR


Fonte: SlidShared_Casas_ECOn

Leia Mais…

CURIOSIDADES: RELigiÃO

Olá pessoal, estamos de volta a ativa e uma vez por mês postarei algo interessante sobre as religiões espalhadas por diversas culturas desse planeta. segue abaixo a primeira.. a fonte de tal referencia encontra-se no final da postagem.

Por muito tempo, imaginava-se que a pior religião do mundo seria o vodoo, mas algo muito mais terrível ainda é praticado como religião. Uma antiga religião chamada Palo, que nos últimos anos literalmente renasceu no Congo, seu país de origem, e em outros lugares do planeta como a Venezuela. Palo, também conhecida como "regras do Congo" seria uma mistura de culto aos mortos, com práticas de magia negra, onde o vodoo perto seria apenas uma travessura de criança. No coração da religião Palo é baseado em duas idéias: a adoração dos espíritos dos antepassados e da crença no poder da natureza. Parece perfeitamente conceito inofensivo, mas quando você parar para pensar assim, logo que você vê no altar Palo chamado "Nganga" cemitério cheio de terra, paus (a palavra "caiu" em espanhol significa um pedaço de pau) e ... ossos de pessoas mortas recentemente. Os sacerdotes Palo são divididos em "bom" e "mal". O cemitério del Sur Karakose é hoje o mais visado quando se diz respeito à retirada de ossadas para o uso dos rituais Palo. Algo incrível, pois túmulos são constantemente violados, em sua maioria de jovens, principalmente garotas.
As autoridades não agem e as pessoas tem medo de visitar os cemitérios nessa região da Venezuela. Familiares das pessoas enterradas nada podem fazer contra os praticantes do Palo que desejam saquear as ossadas e até seguranças particulares são pagos para vigiar os túmulos. Sacrifícios e rituais com animais também são constantemente utilizados pelos sacerdotes de praticantes do Palo. 

Uma outra curiosidade é que apesar do Palo ter sido trazido para a América Latina pelos bantos (negros da região do Congo) no período da escravidão, atualmente, a população branca dessa região ( e certamente familiarizada com as tradições cristãs, diferentemente dos negros daquela época) são os maiores praticantes dessa que pode ser considerada a mais horrível religião do mundo.



Fonte: ApocaLink

Leia Mais…

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Experimento Animal: Pros e Contras!!!!!!

Existem pessoas que afirmam que a experimentação animal é ilegal, imoral e ineficaz e, por isso, deveria ser banida em 100% dos casos. Outros cientistas afirmam que o uso de animais para testar novas drogas e produtos é, em muitos casos, imprescindível para o avanço da ciência. Além de produzirem vacinas.

O biólogo Sérgio Greif escreveu o livro Alternativas ao Uso de Animais Vivos na Educação – pela ciência responsável, publicado pela ONG Instituto Nina Rosa. O conjunto de técnicas alternativas defendidas no livro inclui, entre outros, testes in vitro (realizados em tecidos e células vivas), utilização de vegetais, estudos clínicos e não invasivos em pacientes humanos voluntários, estudos epidemiológicos, técnicas físico-químicas (como a tomografia) e estudos em cadáveres. O livro destaca ainda a utilização da tecnologia para criar simulações computacionais, softwares educacionais, filmes, modelos matemáticos, nanotecnologia e até manequins criados especialmente para determinados procedimentos.
“Os métodos alternativos de pesquisa que excluem animais são mais baratos a médio e longo prazo, mais refinados, mais confiáveis, mais rápidos e facilmente reproduzíveis”, argumenta o autor. Ele argumenta que os laboratórios insistem na vivissecção porque se acomodaram à essa técnica. “Temos toda uma tradição e estrutura que favorecem a perpetuação deste tipo de metodologia. Alguns apontam que as novas abordagens e metodologias de pesquisa que não se baseiam em modelos animais são mais caras, colocando um obstáculo para tal implementação, mas esquecem-se do custo elevado para manutenção de animais em biotérios”, justifica.

Há um grupo de cientistas que acredita que o uso de animais em pesquisas é imprescindível para o avanço da ciência. Para o coordenador do grupo de pesquisa em Interação de Fotossensibilizantes com Estruturas Celulares do Laboratório de Biologia Celular e Tecidual do Instituto de de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), Newton Soares da Silva, a vivissecção de animais ainda é uma prática necessária para a experimentação científica, afirma o professor. "O que se pode fazer é tentar reduzir ao máximo o número de animais utilizados na pesquisa, seguindo uma série de protocolos como os estabelecidos pelo Colégio Brasileiro de Experimentação Animal e pelos Comitês de Ética em Experimentação Animal", aponta.

Segundo o veterinário Carlos Alberto Müller, diretor do centro de experimentação animal da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), nenhum pesquisador trabalha “com prazer" com animal. Mas ele afirma que a prática ainda é necessária, principalmente para o estudo de câncer, que não se consegue fazer sem o uso de animais. Na farmacologia, por exemplo, ainda é difícil eliminar totalmente o uso de animais, pois vários testes ainda são imprescindíveis para se conhecer os efeitos fisiológicos que uma nova substância causará no organismo como um todo. Conheça os argumentos dos que defendem e dos que são contra o uso de animais em laboratório.

Argumentos contra o uso de animais nas pesquisas científicas:


  • A medicina humana não pode ser baseada em medicina veterinária, já que os animais são diferentes histológica, anatômica, genética, imunológica e fisiologicamente.
  • Animais e humanos reagem diferentemente a substâncias. Por exemplo, algumas drogas são cancerígenas em homens mas não em animais e o arsênico pode ser aplicado em enormes doses em cabritos e não causariam nenhum mal a estes, no entanto, no homem apenas uma gota o levaria à morte.
  • Doenças que ocorrem naturalmente e doenças artificialmente induzidas diferem com freqüência e substancialmente.
  • Noventa por cento dos canceres no ser humano são devidos a medicamentos, pesticidas, aditivos alimentares, todos "testados com êxito" em animais.
  • As práticas experimentais como LD50, draize eye, de toxidades alcoólica e tabaco, experimentos armamentistas/militares, na área de psicologia, pesquisas dentárias, testes de colisão, dissecação, práticas médico-cirúrgicas e outros experimentos diversos podem ser prontamente abolidos, por métodos realmente seguros já são conhecidos, tais como simulador por computador, manipulação e estudos de modelos anatômicos, cultura-celular e tissular, autópsias e estudos post mortem, técnicas não invasivas, técnicas de cromatografia e espectografia de massas, realidade virtual e inúmeras outras.

Argumentos a favor do uso de animais nas pesquisas científicas:


  • Os testes são imprescindíveis para se conhecer os efeitos fisiológicos de uma nova substância no organismo como um todo.
  • As alternativas ainda não substituem os testes reais em animais.
  • Os testes têm uma grande margem de acerto em predizer os efeitos de novas substâncias em organismos humanos, mesmo feitos em animais, que têm organismos diferentes.
  • Com animais de laboratório se produzem vacinas e soros fundamentais para a vida humana como o soro antiofídico (contra picada de cobras), que é feito ao se inocular pequenas e sucessivas doses de veneno de cobra em cavalos. Ou a vacina contra a difteria, botulismo e tétano.
  • O estudo da evolução do câncer tem de ser feito em animais. 
Fonte: Ciencia UOL

Leia Mais…

sábado, 26 de março de 2011

A HORA DO PLANETA

Sábado, dia 26 de março, das 20h30 às 21h30. Apague as luzes para ver um mundo melhor.
A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é um ato simbólico no qual todos são convidados a mostrar sua preocupação com o aquecimento global. É uma iniciativa global da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas.

Durante a Hora do Planeta, pessoas, empresas, comunidades e governo são convidados a apagar suas luzes pelo período de uma hora para mostrar seu apoio ao combate ao aquecimento global.

Em 2010, a Hora do Planeta foi um sucesso absoluto, com recordes estabelecidos no mundo e no Brasil. Globalmente, 105 nações, 4.211 cidades e 56 capitais nacionais aderiram. Já no Brasil, mais de três mil empresas, 579 organizações, três governos e 98 prefeituras participaram do movimento simbólico de alerta contra o aquecimento global e em favor da conservação de ecossistemas terrestres e aquáticos. Junte-se a este movimento! Visite o site www.horadoplaneta.org.br e veja como participar!
Veja também
Saiba como foram as edições anteriores da Hora do Planeta

A Hora do Planeta é um movimento de todos nós. Ela une cidades, empresas e indivíduos para demonstrar às lideranças mundiais - e, principalmente, para mostrar uns aos outros - que queremos uma solução contra o aquecimento global. É uma oportunidade única para nós, brasileiros, de nos unirmos com a comunidade global em uma única voz para deter as mudanças climáticas.

Fonte: Hora_do_Planeta

Leia Mais…