Páginas

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Parque ecológico interditado

Um dos elos da cadeia turística do Rio Grande do Norte foi quebrado – o passeio de bugue nas dunas móveis – com a interdição do Parque Ecológico e Turístico de Jenipabu, no município de Extremoz. A reclamação é geral, principalmente entre os 160 bugueiros que vivem dessa atividade econômica, embora a ponta dessa ocorrente seja a rede hoteleira que recebe os turistas que chegam em Natal pelo portão de entrada do aeroporto Augusto Severo ou aqueles que vêm por via terrestre de todas as regiões do País e do exterior.

Bugueiros reclamam da interdição do Parque Ecológico. O presidente do Sindicato dos Bugueiros do RN, disse que a interdição feita pela Superintendência Regional do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) surpreendeu a todos porque “pegou o “feriadão” e não deixou uma brecha para qualquer tipo de negociação, vez que o lacre do portão de entrada do Parque Ecológico de Jenipabu ocorreu entre o meio-dia e 13 horas da sexta-feira, dia 12.

Essa é a segunda interdição do Parque Ecológico em menos de dois meses. No dia 23 de setembro o Ibama fez a mesma coisa, forçando os proprietários da área de dunas móveis a requerer a licença ambiental junto ao Instituto Estadual Desenvolvimento Sustentável e Defesa do Meio Ambiente (Idema).
Segundo o presidente do sindicato interdição do passeio de bugue nas dunas móveis “causa um prejuízo enorme para o turismo do Estado” e deixou os bugueiros de mãos atadas porque não tinham como recorrer judicialmente contra a medida do Idema, por exemplo, com a interposição de um mandado de segurança, coisa que só pode ser feita a partir de hoje, 16, com a volta do expediente na Justiça Estadual.
Nota Espeditocarvalho: As dunas foram interditadas um fato..... É muito engraçado as pessoas relatarem prejuizo com isso, mas aonde está a preocupação com o prejuizo ambiental que em termos de valores é imensuravel e ainda encontra-se fora de sua real percepção, nosso planeta grita, o homem cada vez mais degradada o seu meio buscando valores economicos ditos sustentaveis. A atividade que é desenvolvida por esses 160 bugueiros é altamente impactante para o ecosistema ali presente, eu sou a favor do meio ambiente e de um desenvolvimento sustetavel a exploração do meio ambiente ali presente precisa de um manejo adequado.

Fonte: TribunaDoNorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário