Páginas

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Educação ambiental políticas de melhoria

Abaixo segue uma avaliação políticoinstitucional da Educação Ambiental (EA). Para avaliar a trajetória da EA no Ministério da Educação e em particular no Ensino Fundamental, é importante falar um pouco da amplitude da questão ambiental nas políticas públicas, na legislação e nas discussões internacionais. A sincronia existente entre os movimentos ambientalistas, a história da EA e sua trajetória são determinantes para entender seu tratamento nos sistemas de ensino.
Este trabalho está dividido em três partes. A primeira, De onde saímos, esclarece, ainda que de forma sucinta, a história da EA como estratégia utilizada na defesa do meio ambiente e sua trajetória nas políticas ambientais que, em muitos momentos, impulsiona a EA nas políticas educacionais. Click em Leia mais logo abaixo, para visualizar a postagem completa.
A segunda, Como avançamos, comenta as ações em EA no MEC, no período de 1991 a 1998, incluindo as contribuições na II Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – Rio 92 e outras ações que difundiram a EA no contexto da educação. Em seguida, discutiremos a gestão atual de 1999 a 2002, quando a Coordenação Geral de Educação Ambiental, inserida na estrutura da Secretaria de Educação Fundamental, propõe como missão a institucionalização da EA no MEC e nas Secretarias de Educação e formula as políticas de inserção do tema nos sistemas de ensino. Na última parte, Aonde chegamos, descrevemos o Programa de Formação Continuada, Parâmetros em Ação – Meio Ambiente na Escola (PAMA),
como eixo de institucionalização da EA na escola e no MEC para o Ensino Fundamental.
Finalmente, foram elencadas as dificuldades e avanços observados nos sistemas de ensino e nas políticas públicas de educação, para absorver e assumir como sua responsabilidade o tema meio ambiente; e propostas de encaminhamento, para fortalecer este processo de institucionalização da EA nos sistemas de ensino, considerando os espaços conquistados.

2 comentários:

  1. Atualize seu navegador.. aqui no Mozilla e no IE está funcionando perfeitamente. creio que seja a falta de algum plugin de visualização de PDF no seu Browser

    ResponderExcluir