Páginas

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Rio Jundiaí irá passar por mutirão de limpeza

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias acontecerá em Macaíba no próximo sábado, 18 de setembro, no rio Jundiaí, a partir das 8h30. O evento internacional criado em 1986 e realizado anualmente para promover a conscientização e melhorar a qualidade ambiental conta com o apoio da Coca-Cola Brasil e da Norsa, fabricante dos produtos da marca Coca-Cola nos Estados da Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.

A empresa formará equipes de coleta somando cerca de 1000 voluntários nos quatro estados, sendo 150 voluntários em Macaíba e cada grupo munido de sacolas plásticas biodegradáveis, luvas plásticas, camisa, formulário e lápis vai coletar um tipo de material. Ao final da ação, o lixo reciclável será destinado à cooperativa de reciclagem COOCAMAR e os não reciclados são enviados para aterro sanitário municipal.

Em 2009, a iniciativa recolheu mais de 74 toneladas de lixo em todo o país, 2.264 quilos só na área da Norsa. “Durante a mobilização vamos promover a educação ambiental com a comunidade a fim de evitar o descarte do lixo nas margens do rio e das praias que vai desde embalagens até pneus e fraldas descartáveis” afirma Deraldina Ramos, coordenadora de Qualidade e Meio Ambiente da Norsa.

"Na realidade o que o Rio Jundiai está precisando é de dragagem do seu canal. Tem que ser feito um projeto de SGA na comunidade e evitar esses mutirões de limpeza que de nada repercuti no dia a dia da problematica. mais e mais multirões virão se não tiver politicas publicas efetivas que mitiguem a problematica, tem que ser feito um projeto continuo e com seriedade, no meu ponto de experiencia os mutirões de limpeza nada produzem de beneficio a longo prazo na comunidade in loco. É como se fosse uma brincadeira de coleta feita em grupo, tem que ter concientização das comundiades as quais abordam a problematica, e não somente no mutirão que serve somente pra chamar atenção da midia, mais sim um um projeto e trabalho continuo que traga produtos a comunidade, por favor, Não deixemos o marketing ambiental tomar conta de nossas mentes ja poluidas. Ass.:Espedito Carvalho"
Fonte: Tribuna

Um comentário:

  1. Muito boa essa ação da Coca Cola em fazer mutirão para limpeza do rio Jundiai,e chamar atenção da comunidade para conscientização de preservar o meio ambiente, evitando assim a contaminação ao rio Jundiai.Acredito que só com a educação ambiental as pessoas possam ter á consciencia de preservar o nosso planeta.

    ResponderExcluir