Páginas

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Água vs Agropecuária (Evento)

Profissionais agropecuários e que atuam com manejo ambiental da pecuária terão oportunidade de discutir um tema atual e que cada vez mais desperta a preocupação da sociedade: os potenciais impactos das produções animais na qualidade e quantidade dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos. O momento da discussão será nos dias 8 e 9 de julho, no auditório da Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia (SC), durante o I Simpósio de Produção Animal e Recursos Hídricos (SPARH).

O evento tem como objetivo principal oferecer atualização, vivência de experiências e novos conhecimentos aos profissionais oriundos de diversas regiões do Brasil, bem como fomentar a educação hídrica entre os atores das cadeias produtivas pecuárias.O pesquisador da Embrapa Suínos e Aves e coordenador técnico do evento, Julio Palhares, destaca que, além das produções animais serem grandes demandantes de água em qualidade e quantidade, fazendo que conflitos entre essas produções e os outros usuários ocorram, também demandam preocupação devido ao manejo ambiental vigente para os seus resíduos, que tem no uso destes como adubo a sua principal forma. “Este manejo caracteriza-se como uma fonte de poluição difusa e potencial ameaça aos recursos hídricos superficiais e subterrâneos”, comenta Julio.

Programação - A dinâmica do I SPARH terá apresentação de painéis e de palestras, seguidas de debate. O primeiro painel será no dia 8, logo após a abertura oficial do evento, sobre “Outorga de água na produção animal”, com o palestrante Marcos de Oliviera, da Agência Nacional de Águas (ANA). No período da tarde estão previstas palestras sobre “Água, principal alimento na produção animal”, com o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves Gustavo Lima; “Uso de resíduos animais como fertilizante e o potencial impacto nos recursos hídricos superficiais e subterrâneos”, com Milton da Veiga, da Epagri; e “Tecnologias de tratamento de efluentes da produção animal”, com o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves Airton Kunz.

Para o segundo dia do evento, no dia 09 de julho, a programação prevê o painel “Quantidade e qualidade da água na produção animal”, com mediação de Fabiana Maldonato, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Serão três palestras nesse painel. A primeira delas será apresentada pelo pesquisador Julio Palhares com foco na produção de suínos. Em seguida o tema será a produção de aves, com apresentação de Nilse Maria Soares, do Instituto Biológico de Bastos/SP. Encerrando o painel, Lídia Picinin, da CAV/UDESC, abordará o tema na produção de bovinos de leite.

As demais palestras do dia 9 serão à tarde e abordarão os temas “A importância do manejo sanitário da produção animal”, com Verônica Schmidt, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e “Uso e manejo da cloração de água na atividade pecuária”, com João Luiz, da empresa Beraca.

Promoção - O simpósio é realizado pela Embrapa Suínos e Aves e conta com a co-promoção da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jacutinga e Contíguos.

Inscrições - Para efetuar a inscrição no simpósio, basta enviar um e-mail para o endereço eventos@cnpsa.embrapa.br, com as seguintes informações: nome completo, instituição, graduação e o setor de atuação na empresa.

Fonte: Suinocultura_Industrial

Nenhum comentário:

Postar um comentário