Páginas

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Desmatamento Amazônia 2010

Por Redação da Amazônia.org.br
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou nesta segunda-feira (7) os dados de desmatamento dos meses de março e abril de 2010. Segundo o Sistema Deter, foram desmatados 103,5 km² de florestas na Amazônia durante esse bimestre.
A quantidade registrada foi praticamente igual nos dois meses: 51,79 km² em março, e 51,71 km² abril. Pouco mais da metade da Amazônia (57%) estava coberta por nuvens, e não pode ser monitorada. O desmatamento detectado foi maior do que o dos mesmos meses de 2009, quando o Inpe registrou 17 km² em março e 36 km² em abril. Entretanto, isso não quer dizer, necessariamente, que o desmatamento aumentou, já que naqueles meses a cobertura de nuvens chegou a 88%.

O Estado que apresentou a maior quantidade de florestas desmatadas foi Mato Grosso: foram 76,4 km² nos dois meses. O principal foco foi município de Sinop, com 47 km² de desmatamento. O Inpe detectou apenas 17,7 km² no Pará, Estado que foi o que mais desmatou no ano passado. Isso acontece porque a maior parte do Pará estava coberta por nuvens.

No acumulado do ano do desmatamento – período de agosto de 2009 a abril de 2010 – o Deter apontou 1.475 km2 de desmatamento, o que indica uma redução no desmate de aproximadamente 52%, se compararmos com o mesmo período no ano anterior.

Todos os dados do Deter são públicos e podem ser consultados no site http://www.obt.inpe.br/deter. Veja também o relatório completo, em PDF.

(Envolverde/Amazônia.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário