Páginas

sexta-feira, 25 de junho de 2010

A economia, o comércio e a pegada ecológica

O modelo econômico de hoje não é mais ecologicamente viável. Você pode continuar a usar mais recursos do que está disponível reduzindo os ativos futuros, ou seja, um crédito. Mas em algum ponto, você acabará por atingir o limite. Ainda assim, o nosso modelo econômico valoriza o crescimento, sem levar em consideração este fato. Então, o que vimos - e continuamos a ver - é uma incrível contradição em que nós funcionamos em recessão porque consumimos muito, e ainda assim a nossa resposta tem sido promover mais consumo. Corremos em recessão porque há demasiada liquidez no mercado, e ainda assim a nossa resposta tem sido a de lançar mais liquidez para o sistema. O dinheiro tornou-se tão poderoso que o excedeu o valor do capital natural - sem o qual, a economia global não existiria. Nossos líderes se preocupam mais com a estabilização monetária do que a estabilização de solos agrícolas. Mas, no final, o que é mais importante?

"Os economistas ecológicos falam em repensar o crescimento econômico para permitir uma economia mundial sustentável, o economista disse que, "... não temos que repensar o crescimento. O crescimento está indo embora."
Não podemos continuar a ter expansão econômica em um planeta com recursos limitados - a menos que possamos de alguma forma encontrar uma maneira de dissociar o crescimento econômico da utilização dos recursos. Não é necessário repensar o crescimento econômico, já que uma correção maior do produto interno bruto mundial (PIB) é inevitável. Em vez disso, ele disse, temos de nos concentrar na transição para uma economia crescimento zero. Enquanto os economistas ecológicos falam em repensar o crescimento econômico para permitir uma economia mundial sustentável, o economista disse que, "... não temos que repensar o crescimento. O crescimento está indo embora."

"Os direitos financeiros sobre a economia mundial - tais como obrigações de dívida, as expectativas de pensões, os estoques, os investimentos - só podem ser pagos de volta por meio da extração de mais recursos e na conversão em ativos financeiros. Mas nós temos uma quantidade finita de recursos e esses recursos estão se tornando cada vez menos disponíveis, por isso estamos presos ", disse, advertindo aos especialistas em meio ambiente que se essa transição para uma economia sustentável não for manejada de forma adequada" não vamos ter a oportunidade de construir algo de bom depois disso.

No entanto, é possível manter uma taxa de emprego robusto, reduzir ou eliminar a pobreza, manter o equilíbrio fiscal e reduzir os gases de efeito estufa, sem depender de crescimento econômico. A chave para atingir este objectivo, segundo ele, encontra-se em uma grande mudança nas políticas, incluindo: novos significados e indicadores; limites de materiais, energia, resíduos e uso da terra; preços mais significativos, produtos mais duráveis e reparáveis, menos bens com status; publicidade mais informativa; melhor seleção de tecnologia; estoque de capital mais eficiente, mais local e global menos desigualdade; menos trabalho e mais lazer.

Para esclarecer, a pegada acompanha a demanda humana atual sobre a natureza em termos de área necessária para fornecer os recursos utilizados e absorver os resíduos gerados pela prestação de bens e serviços. O comércio é responsável por atribuir essa demanda para o país consumidor final desses produtos e serviços. Esta contabilidade reflete os fluxos de importação e exportação, mas não faz qualquer juízo sobre as vantagens, desvantagens ou a equidade das trocas comerciais. A pegada ecológica não é nem pró nem anti comercial.

Concordamos que a forma atual do mercado acabará inevitavelmente por levar a nenhum negócio. As opiniões variam sobre as mudanças que são necessárias para reverter essas tendências, mas esta conclusão final é a mesma. Acredito que cada país deve decidir qual o seu nível de consumo de recursos ótimo, a fim de manter um nível social, econômico e bem-estar ambiental em harmonia, e que seja sustentável. É por isso que continuamos a promover o uso da Pegada ecológica e melhorar a ciência e a metodologia por trás dela.

Fonte: oECo

Nenhum comentário:

Postar um comentário