Páginas

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Avatar - O filme

Eu até estava desconfiado de que Avatar (o filme), de James Cameron, não passaria de bom entretenimento em animação 3D, é tanto que nem se quer fui assistir no cinema o mesmo, nem se quer li a sinopse do filme. Meu primeiro contato com o mesmo foi minutos antes dessa postagem, o qual um amigo me emprestou o filme. Fiquei impressionado com as referências refinadas a ideias do socioambientalismo contemporâneo.

É legal perceber como o tratamento do tema ambiental vai se modernizando no cinema, assim como acontece na sociedade. Uma natureza romântica, benevolente, que nos cabe conservar por mera inspiração altruística, dá lugar ao meio ambiente integrado e integrador, de cuja teia complexa dependem todas as formas de vida. A humanidade é só mais uma.

Aliás, eu acho que esse é o motivo pelo qual os termos “ecologia” e seus defensores “ecologistas” saíram de moda, emergindo o movimento “ambientalista”. Ecologia é um campo de estudo muito bicho-e-planta, que não dá conta da complexidade das interações humanas com o seu meio.


By Espedito Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário