Páginas

terça-feira, 1 de junho de 2010

IDEMA - Reunião debate o "Projeto Perigo Aviário"



O Idema, Ibama e Ministério Público realizaram dia 07/04/2010, às 9 horas, no auditório do Idema, reunião para apresentação das atividades desenvolvidas nas áreas e municípios contemplados pelo "Projeto Perigo Aviário", programa de educação ambiental que vem sendo desenvolvido desde o ano passado com o objetivo de mitigar a ameaça à aviação por presença de aves de rapina, potencialmente urubus, nas áreas próximas ao aeroporto Augusto Severo e à Base Aérea de Natal, bem como em São Gonçalo do Amarante (local previsto para a construção do novo aeroporto) e outros pontos da grande Natal. A ação contou com a presença do diretor técnico do Idema, Fabio Góis, do promotor de justiça de defesa do meio ambiente, João Batista Machado e demais representantes. "O encontro marcou a apresentação final de todas as propostas discutidas no projeto. Na oportunidade, foram apresentados aos presentes os resultados das ações desenvolvidas nas áreas contempladas pelo projeto".
O "Projeto Perigo Aviário" tem como metodologia de trabalho a conscientização da população residente nas áreas em questão sobre a importância da destinação correta do lixo gerado – para a não formação de ambientes caracterizados como chamariz, seja para a alimentação ou dormitório, de aves de rapina. O programa irá possibilitar o processo de transformação comportamental, participativo e de atuação dos "atores sociais" envolvidos, por meio de intervenções sistemáticas nas áreas críticas, de forma a garantir, mediante ações de educação ambiental, a segurança nas rotas, descidas e decolagem de aeronaves comerciais e militares que operam, respectivamente, do aeroporto internacional Augusto Severo, na Base Aérea de Natal e em espaços aéreos adjacentes.

Além destes objetivos, as ações ainda contribuem para a minimização dos impactos ambientais de ordem sanitária das áreas identificadas e capacitação de agentes multiplicadores de educação ambiental.
Por meio dessa ação estaremos não apenas solucionando a formação de áreas de concentração de lixo, mas também disseminando a consciência ecológica e garantindo maior segurança aos vôos comerciais e militares realizados no estado. Todavia, para que esse programa obtenha os resultados propostos, é imprescindível que as comunidades envolvidas no trabalho cumpram com o seu papel e suas responsabilidades sócio-ambientais".

O "Projeto Perigo Aviário" é uma parceria entre o Idema, Ibama, Ministério Público e prefeituras dos municípios envolvidos no programa.

Fonte: http://www.idema.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/idema/imprensa/enviados/noticia_detalhe.asp?nCodigoNoticia=19260#

Nenhum comentário:

Postar um comentário