Páginas

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Tecido é nova opção para reciclar garrafas PET

Calças, paletós, camisas, bolsas confeccionados a partir de tecidos criados do reaproveitamento das fibras de poliéster das garrafas PET e dos retalhos de algodão. Por meio desta idéia consegue-se diminuir o impacto ambiental causado pelos produtos PET, aumentando assim o seu índice de reciclagem, que hoje é de 48%, e aproveitar retalhos de algodão, que na maioria das vezes são descartados.

“No tempo atual algumas marcas querem ser associadas à sustentabilidade, e estão descobrindo que o PET reciclado pode trazer glamour às suas confecções”, afirma Auri Marçon, presidente da Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet).
A resina PET foi desenvolvida no fim da Segunda Guerra Mundial para a produção de fibras têxteis. Mas só a partir da década de 1970 passou a ser utilizada em embalagens. Hoje, das garrafas descartadas, é possível produzir fibra de poliéster, que misturada a outros materiais, como o algodão, garantem um tecido mais leve, que caiu no gosto dos estilistas.

A produção do tecido ocorre a partir da fiação das tiras cortadas das garrafas PET e da fiação das tiras de algodão. Os fios obtidos formam tecidos resistentes e de bom isolamento térmico, “indicados para a produção malhas comercialmente viáveis, a partir de uma tecnologia simples e de baixo custo”.

Por meio desta produção, as cooperativas que trabalham com a reciclagem das garrafas PET poderão ampliar sua atuação ou novas cooperativas poderão surgir.


by Espedito Carvalho

Fonte: Ultimo Segundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário